Desnutrição hospitalar

Há muito sabemos que a desnutrição é umas das condições mais subdiagnosticadas no ambiente hospitalar, a despeito do seu impacto sobre a morbimortalidade dos pacientes. E não pensem que a sua incidência seja pequena: desde o já clássico Ibranutri, publicado em 1999, sabemos que o percentual de pacientes desnutridos no momento da internação é elevadíssimo, acima de 49% ! Não apenas isso: a incidência de desnutrição se eleva ao longo da primeira semana de hospitalização, alcançando inacreditáveis 60%!
As consequências são nefastas : não há órgão ou sistema do organismo humano que não sofra prejuízos relacionados a desnutrição. Pioram todos os mais relevantes desfechos clínicos, como incidência de infecções, tempo de ventilação mecânica, tempo de permanência hospitalar e mesmo mortalidade.
Também sabemos, desde há muito, o quão valiosa pode ser a intervenção nutricional , seja através do emprego de suplementos orais, de nutrição enteral ou mesmo de nutrição parenteral. Sobretudo, como é importante estar sob os cuidados de uma equipe de terapia nutricional atenta, interessada e atualizada.
Contem conosco!

André Ferreira
CRM 52.66161-9
Assessor Técnico de Serviços de Saúde TNC-GAN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top