Blog TNC GAN

Volta às aulas: lanches escolares saudáveis

A volta às aulas para muitos pais representa a retomada da velha preocupação: O que meu filho(a) vai levar para a merenda?

De fato, os pais são grandes responsáveis pela formação dos hábitos alimentares dos pequenos, o que por sua vez pode ser um grande desafio tendo em vista que crianças em idade escolar já manifestam suas preferências e aversões alimentares. Fazer com que as crianças troquem as guloseimas, muitas vezes ofertadas na cantina da escola, por lanches nutritivos pode não ser uma tarefa fácil para muitos responsáveis.

Uma lancheira saudável prioriza a variedade dos alimentos e os tipos de nutrientes que estão sendo ofertados. O equilíbrio é a chave desse processo! Tenha em mente três grupos distintos de alimentos na hora de montar a lancheira: um alimentos fonte de carboidrato (pães, bolos e biscoitos integrais, tubérculos cozidos como batata doce, chips caseiros de inhame), uma fruta, que fornecem quantidades interessantes de vitaminas e minerais, além de um tipo de proteína como leite e derivados, ovo, frango desfiado. As possibilidades e as combinações podem ser infinitas.

Apesar de muitos pais e crianças ainda não estarem habituados a tal prática, os vegetais também podem compor a merenda escolar sendo oferecida desta forma uma alimentação ainda mais variada. Nesse contexto podem ser oferecidos por exemplo tirinhas de cenoura, ou cenoura baby, pedaços de milho em espiga cozido ou mesmo o milho in natura cozido e debulhado, tomatinho cereja…. E o que mais a imaginação permitir.

Envolver os pequenos na montagem da merenda auxilia no processo de educação nutricional e os mesmos começam a entender que fazem parte do processo de tomada de decisão e vão aos poucos se conscientizando das responsabilidades com a própria alimentação.

Por sua vez, quando se tratam de filhos adolescentes a resistência às mudanças de hábitos pode ser maior e o consumo de lanches nas cantinas e lanchonetes da própria escola é quase inevitável. Nesse cenário, tente fazer com que haja uma alternância entre os dias em que se leva o lanche de casa e os dias em que o consumo seja feito na cantina. Outro ponto é a conscientização do consumo dos itens disponíveis nesses estabelecimentos, ensinar o que comer é a chave!

Cada faixa etária requer estratégias nutricionais e alimentares diferenciadas, o ato de fazer escolhas inteligentes e saudáveis por ser um grande desafio para muitos pais. Temos uma equipe de profissionais preparada para auxiliar neste e em tantos outros desafios. Para cuidados personalizados e ajustes individuais procure um profissional capacitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sede GANuttrir

    Rua Guilherme Briggs, 59
    São Domingos, Niterói - RJ
    (21) 2620-7177
    (21) 9649-6495
  • Espaço GAN Saúde

    Rua da Conceição, nº 188
    Sala 2401 B
    Centro, Niterói - RJ
    (21) 3628-1777
    (21) 97121-7148

Acompanhe

Certificações